terça-feira, 15 de setembro de 2020

Como poderia ser uma sociedade sustentável?

 

Uma sociedade sustentável é quando se organiza e se comporta de tal forma que ela, através das gerações, consegue garantir a vida dos cidadãos e dos ecossistemas nos quais está inserida, junto com a comunidade da vida.

Quanto mais uma sociedade se funda sobre recursos renováveis e recicláveis, mais sustentável se torna. Isso não significa que não possa usar recursos não renováveis, mas, ao fazê-lo, deve praticar grande racionalidade, especialmente por amor à única Terra que temos, e em solidariedade para com as gerações futuras.

Uma sociedade só pode ser considerada sustentável se ela mesma, por seu trabalho e produção, tornar-se mais e mais autônoma. Se tiver superado os níveis agudos de pobreza, ou tiver condições de crescentemente diminuí-la. Se seus cidadãos estiverem ocupados em trabalhos significativos. Se a seguridade social for garantida para aqueles que são demasiadamente jovens, ou idosos, ou doentes, e que não podem ingressar no mercado de trabalho. Se a igualdade social e política, também de gênero, for continuamente buscada. Se a desigualdade econômica for reduzida em níveis aceitáveis.

Por fim, uma sociedade é sustentável se seus cidadãos forem socialmente participativos, cultivarem um cuidado consciente para com a conservação e regeneração da natureza, e destarte puderem tornar concreta e continuamente perfectível a democracia socioecológica. Por esses critérios, a maioria dos países do mundo está ainda longe de ser considerada uma sociedade sustentável.

Fonte: https://www.xapuri.info/sustentabilidade/boff-sociedade-sustentavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário